Luís Mário Miranda da Silva
Nascimento: 01/11/1976
Vigia-PA
Altura: 1,76 kg
Peso: 74 kg
Posição: Atacante
Estreia: América-MG 4x3 Grêmio (31/01/2001)
Última partida: Grêmio 0x0 Internacional (15/06/2003)
Jogos/gols: 119/28
Títulos: Campeão do Campeonato Gaúcho e da Copa do Brasil (2001)
Luís Mário Miranda da Silva, conhecido pelos torcedores como “Papa-Léguas”, escreveu uma história marcante durante sua passagem pelo Grêmio entre 2001 e 2003. Com um perfil combativo e ágil, rapidamente conquistou a torcida gremista, tornando-se reconhecido por sua velocidade em campo e por jogadas decisivas que garantiram seu nome entre os ídolos do clube.
Ao todo, disputou 119 jogos e marcou 28 gols pelo Tricolor gaúcho, período em que foi fundamental para as conquistas do Campeonato Gaúcho e da histórica Copa do Brasil de 2001. Na final desta competição, brilhou ao marcar dois gols contra o Corinthians, sendo peça essencial para o título nacional. Também merece destaque o golaço de voleio marcado por ele num Gre-Nal do Brasileirão de 2001, reforçando sua fama em clássicos.
O atacante atingiu a marca de 100 jogos com a camisa tricolor no dia 15 de fevereiro de 2003 e encerrou sua trajetória pelo clube em um empate sem gols contra o Internacional, sua sexta participação em Gre-Nais, onde somou duas vitórias, três empates e uma derrota. Dos quatro gols do Grêmio nesses clássicos durante a sua presença, dois foram dele.
Além do Grêmio, Luís Mário teve passagens por clubes como Remo, Corinthians, Anyang (Coreia do Sul), Coritiba, Vitória de Guimarães (Portugal), St. Gallen (Suíça), Atlético-MG, Ponte Preta, Botafogo, entre outros. Teve destaque também pelo Corinthians, figurando em campeonatos importantes como o Brasileiro de 1999, o Paulista de 1999 e a Copa do Mundo de Clubes da FIFA em 2000.
Após pendurar as chuteiras no Novo Hamburgo, Luís Mário seguiu sua trajetória no futebol como gerente esportivo do Grêmio Esportivo Bagé, no interior do Rio Grande do Sul. Fora dos gramados, ainda se destacou como debatedor esportivo no programa Donos da Bola, de Porto Alegre, demonstrando o mesmo carisma e conhecimento que apresentava nos campos. Sua passagem pelo Grêmio é lembrada pelas atuações decisivas e conquistas importantes, eternizando seu nome na memória da torcida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário